E-Lixo: projeto propõe reaproveitamento de eletrônicos

O que fazer com aquele equipamento eletrônico que ficou velho ou já não serve mais? Esse problema pode ser solucionado com o auxílio do Projeto de Recondicionamento e Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos (E-Lixo), que funciona, desde 2013, na sala A-08 do Campus Natal - Zona Norte.
                          E-Lixo: projeto propõe reaproveitamento de eletrônicos
Inicialmente, a proposta do E-Lixo era recondicionar fontes de alimentação, por se tratar de equipamentos que possuem baixo custo de manutenção. Passados quatro anos, o projeto avançou e hoje inclui manutenção, recondicionamento e reciclagem de qualquer material ligado à informática. Atualmente a equipe é formada por 10 extensionistas.
“O E-Lixo se constitui em um espaço de prática profissional aos estudantes dos cursos técnicos em Eletrônica, Informática e Manutenção e Suporte em Informática e promove, ainda, treinamentos, palestras e pesquisas relacionadas ao tema. A iniciativa oferece também assistência técnica a servidores e alunos do Campus no que diz respeito a equipamentos eletroeletrônicos”, explicou o professor Ailton.
Segundo o extensionista Ayrton Rocha, o material que chega no projeto é consertado, desde que não seja obsoleto ou não possua peças de reposição. "Separamos as peças aproveitáveis, para utilização em outros equipamentos, das defeituosas, que são destinadas a uma cooperativa de catadores, à qual cabe o papel de realizar a reciclagem. Assim, periodicamente, conseguimos lhe repassar plástico e metais em grande quantidade, para que seja feito o descarte correto desses materiais", disse.

O estudante contou que empresas e instituições e órgãos públicos podem doar materiais para o projeto. "A princípio, basta aos interessados entrar em contato conosco para informar a quantidade e os tipos de equipamentos, pois é necessário, antes do recebimento, verificarmos as condições para estocagem desses materiais", complementou.

Para doar equipamentos ou obter mais informações, basta enviar mensagem com o título "e-lixo" para ailton.torres@ifrn.edu.br.
Fonte: portalifrn

Comentários