Homenagem do blog Nísia no Ar as mulheres Nísiaflorestenses


É com grande satisfação que o blog homenageia todas as mulheres de Nísia Floresta nesta semana que se comemora a Semana Internacional da Mulher, e não poderia deixar de fazer esta singela lembrança na pessoa mais ilustre da nossa cidade.

                                                    Dionísia Gonçalves Pinto
                                                            (Nísia Floresta)
                                        
                                                                     Nísia Floresta (Fonte: Biblioteca Nacional)

Nísia Floresta Brasileira Augustapseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, (Papari, atual Nísia Floresta12 de outubro de 1810 — RouenFrança24 de abril de 1885) foi uma educadoraescritora e poetisa brasileira. É considerada uma pioneira do feminismo no Brasil e foi provavelmente a primeira mulher a romper os limites entre os espaços públicos e privados publicando textos em jornais, na época em que a imprensa nacional ainda engatinhava. Nísia também dirigiu um colégio para moças no Rio de Janeiro e escreveu livros em defesa dos direitos das mulheres, dos índios e dos escravos.
"Em seu livro Patronos e Acadêmicos - referente às personalidades da Academia Norte-Riograndense de Letras -, Veríssimo de Melo começa o capítulo sobre Nísia da seguinte maneira: “Nísia Floresta Brasileira Augusta foi a mais notável mulher que a História do Rio Grande do Norte registra"


— Veríssimo de Melo.

Fonte: wikipédia

Comentários