Natal, Ipanguaçu e Nísia Floresta recebem urnas de votação paralela

Natal, Ipanguaçu e Nísia Floresta recebem urnas de votação paralela

Seções contempladas recebem urnas de contingência para garantir lisura. Processo é acompanhado pela sociedade civil.


Os municípios de Natal, Ipanguaçu e Nísia Floresta foram sorteados, na manhã deste sábado (1º), para receberem as urnas eletrônicas de votação paralela. O processo é realizado junto às eleições municipais para demonstrar o funcionamento e a segurança da eleição.

A simulação funciona com o preenchimento de cédulas de votação de papel pelos representantes dos partidos políticos que são depositadas em urnas de lona. A partir do horário de votação, esses votos são digitalizados nas urnas eletrônicas sorteadas e, posteriormente, é verificada a compatibilidade dos votos manuais e eletrônicos por meio de uma auditoria.
Qualquer pessoa da sociedade civil pode verificar se o que foi votado está compatível com o resultado. A auditoria acontece em Natal, na Universidade Potiguar (UnP) da avenida Nascimento de Castro.
Pela resolução do Tribunal Superior Eleitoral, são três urnas sorteadas para a votação paralela: uma destinada a capital do estado e outras duas para o interior. Segundo o TRE, foram restringidos municípios que estão a mais de 200 quilômetros de Natal, a fim de garantir a agilidade na instalação e busca das urnas.
O sorteio foi realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), com a presença do Presidente do Tribunal, o Desembargador Dilermando Mota, representantes da Polícia Rodoviária Federal e de uma equipe de Comissão de Auditoria.
Confira abaixo as urnas sorteadas:
1ª Zona Eleitoral (Natal), seção 298 - Escola Estadual Padre Monte, Rocas
29ª Zona Eleitoral (Ipanguaçu), seção 189 - Grupo Escolar de Pataxó, povoado de Pataxó
67ª Zona  Eleitoral (Nísia Floresta), seção 10 - Escola Estadual Professora Adélia da Silva Gurgel, Campo de Santana

Publicado por: http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/eleicoes/2016

Comentários