CONTAG celebra o Dia do Trabalhador Rural - 25 de Maio


FOTO: Arte Fabrício Martins

Hoje 25 de maio data que se celebra o Dia do Trabalhador Rural, a CONTAG vem lembrar a importância de cada homem e mulher que faz o campo, as florestas e as águas do nosso Brasil.
Reconhecer sua importância na construção da história do Brasil, como alicerce de manutenção da vida, com a permanente produção de alimentos agroecológicos, com respeito a biodiversidade, sem agrotóxico e com variedade nutricional.
 
Enaltecer também seu papel econômico na geração de emprego de renda, desde as comunidades, perpassando pelos municípios e até mesmo nos grandes centros urbanos do Brasil, com a comercialização de seus mais variados produtos que brotam do meio rural brasileiro.
 
Parabenizar cada trabalhadora e trabalhador rural pela  preservação da cultura, tão bem passada de geração para geração. 
 
Como entidade representativa da categoria de trabalhadores e trabalhadoras rurais, a CONTAG juntamente com suas Federações e Sindicatos, também reconhece que só somos fortes e aguerridos porque homens, mulheres, crianças, jovens, idosos(as) rurais seguem conosco firmemente rumo as transformações sociais que impactam positivamente o meio rural brasileiro.
 
Enfim, são muitas qualidades que poderíamos pontuar aqui, mas o Dia de hoje também nos convoca para refletir sobre o descaso com essa categoria que é excluída de políticas públicas fundamentais, como: (educação, saúde, lazer, geração de emprego e renda, entre outras).
 
Assim, o 25 de maio traz a oportunidade do poder público refletir sobre a necessidade da criação de políticas públicas que protejam os trabalhadores e trabalhadoras: agricultores(as) familiares, assalariados(as), assentados(as) e acampados(as) da reforma agrária, meeiros(as), arrendatários(as), comodatários(as), quilombolas, pescadores(as) artesanais, extrativistas, dentre outros(as) que garantem o desenvolvimento sustentável e a soberania e segurança alimentar.  
 
A data nos remete a conquista da Lei n.º 4.338, de 1° de maio de 1964 que fixou o dia 25 de maio como Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, onde o então presidente da República, Humberto Castelo Branco, pretendia simbolizar o início de uma nova era de desenvolvimento agrícola, com ênfase na reforma agrária. 
 
Nos chama a pensar sobre outras conquistas que vieram a partir da criação do dia 25 de maio, a exemplo da Lei Complementar nº 11, de 25 de maio de 1971, que instituiu o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, como: assistência médica, gabinetes odontológicos, aposentadoria com meio salário para o homem, aposentadoria por invalidez, pensão para a mulher entre outras. 
 
Considerada na época um grande avanço para a categoria dos rurais, a Lei Complementar foi chamada de Lei Fernando Ferrari, em homenagem a esse defensor da causa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
 
De lá para cá, especialmente na Constituição Federal de 1988, muitas outras conquistadas vieram, sempre marcadas pela organização e forte pressão da CONTAG, Federações e Sindicatos.

Viva a luta da CONTAG, Fetag´s e Sindicatos!

Parabéns às Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais!  
 
FONTE: Direção da CONTAG

Por Nísia No Ar;

Comentários