ANIVERSÁRIO DE NÍSIA FLORESTA 205 ANOS DE SEU NASCIMENTO




            O Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Nísia Floresta junto com o CECAPO-Centro de Cultura e ensino da Capoeira de Nísia Floresta vai realizar várias atividades nos dias 10,11 e 12 de Outubro de 2015 em comemoração ao aniversário de Nossa Filha ilustre.

Nísia Floresta foi escritora e também educadora. Por seu empenho na luta em defesa de uma educação igualitária entre homens e mulheres, é considerada a precursora dos ideais feministas no Brasil.
Nasceu em 1810, em Papari, no Rio Grande do Norte, tendo vivido ainda em Pernambuco, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.
Passou seus últimos 28 anos na Europa, onde escreveu livros em francês e em italiano, além de publicar traduções de suas primeiras obras, já consagradas no Brasil, tornando-se amiga de importantes intelectuais do Velho Continente.
E morreu aos 75 anos, na França, deixando um total de 15 obras, que abordam não apenas a situação da mulher no século XIX, mas contendo ainda as temáticas abolicionistas, indianistas e nacionalistas.


por Robson Bezerra;

Comentários