18ª edição do Sonora Brasil Sesc começa a circular pelo RN

18ª edição do Sonora Brasil Sesc começa a circular pelo RN

Com o tema Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho, projeto trará grupos de Alagoas, Maranhão, Bahia e Minas Gerais a 03 cidades potiguares. 1ª apresentação será em Mossoró nesta quinta (27)


Quebradeiras de coco babaçu (MA) formam um dos 04 grupos que circularão pelo RN.

A diversidade cultural do país será evidenciada mais uma vez no Rio Grande do Norte com o projeto Sonora Brasil Sesc. Em sua 18ª edição, o projeto trará o tema Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho por meio dos grupos Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL); Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA) e Quebradeiras de Coco Babaçu (MA); e o Grupo Ilumiara (MG) a três cidades potiguares. A primeira apresentação será nesta quinta-feira (27/08), às 14h, em Mossoró, com os grupos mineiro e baiano, com entrada gratuita. A iniciativa é do Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN).
Ainda em Mossoró, a programação continua dia 31/08 com os grupos baiano e maranhense, e finaliza dia 01/09 com o grupo alagoano. Ambas começam às 14h e acontecem na Estação de Artes Eliseu Ventania. Em Natal, os espetáculos acontecem às 16h no Sesc Centro: dia 29/08 com os grupos mineiro e baiano e dia 30/08 com os alagoenses e maranhenses.  

Já em Caicó, as apresentações acontecem às 19h30 na Casa de Cidadania nos dias 28/08, com o grupo mineiro; dia 30/08 com o baiano; dia 31/08 com o alagoano; e encerra dia 01/09 com os grupos baiano e maranhense. Todas as entradas são gratuitas. 

Sobre o Sonora Brasil

Em 2015, o Sonora Brasil vai circular o país com os temas Sonoros Ofícios - Cantos de Trabalho e Violas Brasileiras, que serão apresentados nos próximos dois anos. Com a participação de quatro grupos em cada tema, este ano, o Sonoros Ofícios circula pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto Violas Brasileiras segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste. 

Em 2016, inverte-se a ordem das apresentações, para que todos os grupos concluam o circuito nacional. O Sonora Brasil tem como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Sonoros Ofícios apresenta ao público os Cantos de Trabalho, prática ainda vigente em alguns estados do Brasil concentradas, principalmente, na região Nordeste.

Também traz o grupo Ilumiara, que produz repertórios a partir de pesquisas e apresenta em seu espetáculo a contextualização histórico-social dos cantos de trabalho no Brasil. Normalmente entende-se que o papel de aliviar o desgaste físico e aumentar a produtividade é preponderante, mas também pode servir como modo de externar o lamento e a crítica. Mais informações sobre os grupos estão disponíveis no site do projeto.

Serviço:

O quê? 18ª edição do Sonora Brasil Sesc começa a circular pelo RN
Quais grupos? Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL); Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA) e Quebradeiras de Coco Babaçu (MA); e o Grupo Ilumiara (MG)
Onde?
NATAL
Programação aqui

MOSSORÓ
Programação aqui

CAICÓ
Programação aqui
 
Fonte: Ascom Sesc RN - Lorena Gurgel
 

Comentários