JUVENTUDE RURAL DE NÍSIA FLORESTA ESTEVE PRESENTE NO SEMINÁRIO JUVENTUDES E TERRITÓRIO




Durante a abertura do 1º Seminário Juventudes e Territórios, na manhã desta segunda-feira, 22, o governador Robinson Faria assinou o termo de compromisso de adesão do Rio Grande do Norte ao Plano Juventude Viva, programa do governo federal que reúne ações de prevenção e combate à violência física contra jovens negros. O evento, realizado no auditório da Escola de Governo, foi promovido pela Secretaria de Juventude do RN (Sejurn) e faz parte da etapa estadual preparatória para a 3ª Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada neste ano em Brasília (DF).
Durante seu discurso, o governador declarou que, após ser convencido pelos movimentos sociais, é contrário à proposta de redução da maioridade penal em tramitação na Câmara dos Deputados. Robinson se comprometeu, ainda, em assinar a carta dos governadores nordestinos contra a aprovação da matéria.
Para o deputado Fernando Mineiro (PT), o evento representa um “passo importante na construção de uma política pública para a juventude potiguar”. “É muito significativo que o governador tenha assinado a adesão ao Plano Juventude Viva”, comentou.
A secretária estadual de Juventude, Divaneide Basílio, afirmou que o seminário conta com a participação de jovens de todos as regiões do RN. Ela explicou que, durante o primeiro semestre desse ano, foi feito o diagnóstico sobre a situação da juventude urbana e rural, que será apresentado às entidades do setor para colher suas contribuições de demandas que irão integrar o Plano de Ação.
“Nós sabemos que as necessidades da juventude urbana são diferentes daquelas da juventude rural. Por isso, o seminário se chama ‘Juventudes e Territórios’, porque as juventudes são plurais”, declarou a secretária.
A programação do seminário ocorre durante todo o dia. As discussões irão subsidiar as propostas da Sejurn para o Plano Plurianual Participativo, que está sendo debatido em todas as regiões do Rio Grande do Norte, com o objetivo de inserir as políticas públicas de juventude no Orçamento Geral do Estado (OGE).
Além de Robinson, Divaneide e Mineiro, participaram do evento a senadora Fátima Bezerra (PT), o vereador natalense Hugo Manso (PT), a secretária Tereza Freire (Políticas Públicas para as Mulheres), a secretária-adjunta Maira Almeida (Trabalho, Habitação e Assistência Social) e o reitor da UERN, Pedro Fernandes.

FONTE:http://www.mineiropt.com.br/governador-assina-compromisso-de-adesao-do-rn-ao-plano-juventude-viva/

Comentários