11/06/2015 09h46 - Atualizado em 11/06/2015 09h46

Cartão-postal de Natal, Morro do Careca terá cerca de 1,80m de altura

Antiga proteção cedeu em março com o avanço da maré.
Nova estrutura, com 99 metros de extensão, deve ficar pronta em 60 dias.

Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, com seus mais de 100 metros de altura (Foto: Canindé Soares)
Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, com seus mais de 100 metros de altura (Foto: Canindé Soares)
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) deu início às obras para a recolocação da cerca de proteção do Morro do Careca, cartão-postal de Natal. A duna, que possui quase 100 metros de altura, fica na praia de Ponta Negra, na Zona Sul da cidade. Feita de madeira maçaranduba trazida do Pará, a cerca terá 99 metros de extensão por 1,80 metro de altura.
Segundo o próprio Idema, a antiga cerca cedeu em março em função do avanço das marés. Na época, o órgão providenciou de forma emergencial a remoção da velha estrutura para que fossem evitados acidentes, e abriu um processo para a reconstrução do equipamento.
O Idema informou também que a obra está sendo realizada durante as madrugadas em função da baixa maré. “Para evitar danos causados pela erosão, os cabos de aço que serão colocados na cerca, são galvanizados e revestidos com PVC. A obra deverá ser concluída em até no máximo 60 dias”, acrescentou.
Escalada proibida
O Morro do Careca é o principal símbolo turístico e cartão-postal de Natal. É uma duna de 107 metros margeada por vegetação. Localiza-se ao extremo sul da praia de Ponta Negra. No passado, a duna era fonte de diversão. Banhistas e turistas escalavam o morro e o desciam com a ajuda de uma prancha de madeira chamada de skibunda. No entanto, desde o fim dos anos 1990, sua escalada foi proibida como medida de preservação da mata nativa e, também, para evitar a descida da areia e diminuição da altura do morro.
Publicado por: g1.globo.com/rn

Comentários