Nísia Floresta participou da Jornada das Margaridas do Nordeste




                 O sindicato dos Trabalhadores e trabalhadoras rurais de Nísia Floresta/RN participou da Jornada das margaridas do Nordeste representado pela Juventude Rural; Raquel Firmino da Silva.

Com muita satisfação a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), por meio da Secretaria de Mulheres, recebeu a Jornada das Margaridas do Nordeste. O evento que consiste em uma ação estratégica das mulheres do campo, da floresta e das águas, em vistas à conquista de visibilidade, reconhecimento social e político, teve início na terça-feira (12) no Hotel Romanos, em Fortaleza, até dia 15, com representantes das federações do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, além de entidades como Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador (Cetra), Centro de Estudos e Assessoria (Esplar), Movimento Outubro Rosa, Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido (FCVSA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE).

A abertura da Jornada foi realizada pela secretária de Mulheres, Rosângela Moura, que saudou as margaridas presentes. Ainda na terça-feira, foi trabalhado o painel Desenvolvimento Sustentável e Solidário na Região Nordeste – Estratégia de Incidência das Organizações de Mulheres no Território Rural pelas mulheres Alessandra Lunas (secretária de Mulheres da Contag), Cristina Nascimento (Asa Brasil), Ana Andrade (MDA) e Andréia Lima (Esplar).

No decorre do encontro foram debatidos os painéis Apresentação e Estudo da Plataforma Política Formativa da Marcha das Margaridas 2015 e Revisitar e Aprimorar a Pauta da Marcha das Margaridas.

No dia 15 de maio, sexta-feira, a programação aconteceu com uma audiência pública sobre a Política de Fortalecimento de Organizações Produtivas para Mulheres e o Pronaf Mulher no Ceará e Região Nordeste – Desafios e Perspectivas, requerida pelo deputado estadual Moisés Braz.

A secretária de Mulheres da Fetraece, Rosângela Moura, destaca que a Jornada das Margaridas no Nordeste faz parte das mobilizações para a Marcha das Margaridas 2015, que ocorrerá em agosto em Brasília-DF, além de um momento de diálogo com a sociedade civil e entidades governamentais.

Comentários